UM PROJETO PROFISSIONAL OU PESSOAL QUE EXIGE PLANEJAMENTO PARA TER SUCESSO
No esporte a Teoria da Periodização, estudada, pesquisada e elaborada pelo russo Lev Matveiev, permite que a sua meta seja atingida de maneira mais fácil…
Esse modelo que estão vendo é apenas um esboço inicial do que acontece para que o resultado aconteça. Para você que irá correr uma Meia Maratona pela primeira vez sugerimos um período entre 6 e 9 meses de preparação.
É importante que antes de iniciar um programa de corrida, realize o que chamamos de “Fase de Adaptação Anatômica” , fundamental para que possa adquirir um lastro muscular e articular suficiente para suportar os treinos específicos subsequentes, através da realização de treinos de musculação, treinos funcionais e também de flexibilidade.
Costumamos dizer: “SE PREPARE PARA TREINAR ANTES DE COMEÇAR EFETIVAMENTE A CORRER”.
Sugerimos que você deve atingir o maior volume de treino (km), apenas no dia da competição ou seja irá realizar os 21,1km somente no dia do evento.
De maneira progressiva e ondulatória sugerimos que chegue até aproximadamente 18km, pois será um volume suficiente para lhe dar a confiança e a capacidade aeróbia necessária para completar a Meia Maratona.
Inicie com um volume baixo algo em torno de 3km e eleve a quilometragem com sobrecargas progressivas de 10 a 20%, não esquecendo de realizar a cada 2 a 3 semanas de treino, uma semana recuperativa, reduzindo a carga de treino no volume e na carga de esforço, diminuindo assim a intensidade fisiológica, facilitando assim a recuperação psicológica e fisiológica.
Essa sugestão de treino é meramente ilustrativa e não descarta necessidade de um Profissional de Educação Física, especialista em Treinamento Desportivo para que seja individualizada as cargas de treino.
Esses cuidados aumentam muito a chance de você atingir o seu objetivo, cruzar a linha de chegada e poder mostrar a todos a sua medalha!!!!
Bons Treinos