Quem Somos

Olá queridos amigos, alunos, colegas é com muita satisfação que apresentamos a vocês a www.periodizantiononline.com, um projeto que após muita dedicação e anos de muito estudo, chega o momento de disponibilizarmos e apresentarmos para vocês a mais completa plataforma de periodização do Brasil, e acreditem ela foi pensada com muito cuidado e carinho para atender a necessidade do Profissional Educação Física que busca ofertar um serviço que gere máxima satisfação e resultado, tanto para os atletas de alta performance, como os clientes de treinamento personalizado, cujo o interesse é o fitness, a promoção da saúde e o bem-estar.

O meu objetivo quando criamos esta plataforma foi acima de tudo nos aproximar e com isso diminuir a distância entre a sua necessidade e o nosso desejo de compartilhar o nosso conhecimento adquirido com anos de experiência profissional.

Esse meu desejo de produzir a www.periodizantiononline.com, vem fruto das dificuldades iniciais que eu tive no início da minha carreira em encontrar um software que gerasse os gráficos do controle da carga de treino que sempre desejei e que fosse capaz de apresentar para os meus atletas e clientes um relatório de como o processo de treino irá acontecer durante toda a periodização.

História

Nasci em Salvador na Bahia em 05 de Janeiro de 1965, me graduei em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Católica do Salvador, em 05 de agosto de 1988, Universidade que me tornei professor em 1995 para lecionar a disciplina “Triathlon”, que depois acabei descobrindo através do professor e amigo Luiz Antonio Domingues, que cita no seu livro Triathlon: Treinamento e Marketing, que foi a primeira vez que o esporte triathlon ingressava no mundo acadêmico, permitindo assim se discutir cientificamente um esporte que tinha pouco mais de 20 anos desde a sua primeira competição em San Diego em 1974, quando os atletas Jack Johnstone e Don Shanahan desafiaram 46 competidores a nadar 460 metros, pedalar por 8 quilômetros e depois correr mais 9,6 quilômetros. Apesar de muitos historiadores darem o crédito ao primeiro Ironman no Hawaii em 18 de fevereiro de 1978, quando o capitão John Collins, comandante da marinha americana, decidiu criar uma prova que incluía as três modalidades, com distâncias de 3800m de Natação, 180 km de Ciclismo e uma Maratona (42,195m) no final. Muitas vezes na vida realizamos certas coisas, que só depois descobrimos o seu caráter inédito.

Após todos esses anos, ainda permaneço lecionando na Universidade Católica do Salvador, hoje nas disciplinas Teoria Geral do Treinamento, Treinamento Desportivo e Treinamento Resistido. Durante esses anos ministrei Treinamento Desportivo na Universidade Federal da Bahia como professor substituo por dois anos e uma breve passagem na FTC (Faculdade de Tecnologia e Ciências).

O mundo acadêmico e também esportivo de alto rendimento, me obrigou a me especializar em Fisiologia do Exercício pela Universidade Veiga de Almeida – RJ e como Treinador Desportivo pela Universidade Gama filho – RJ, além de ter realizado um curso de aperfeiçoamento em Treinamento Desportivo na Universidade Russa Estatal de Cultura Física Esporte Juventude e Turismo em Moscou, 2011. Hoje estou mestrando em Máster en Optimización del Rendimiento Deportivo na Universidad Europea del Atlántico”.

Bom, voltando um pouco no tempo, antes de me graduar, iniciei um estágio com o Prof. Hélio José Carneiro de Campos, que me apresentou o atletismo e claro de cara me apaixonei.  Passando a vivenciar na pista de atletismo da Universidade Federal da Bahia, tardes de muito aprendizado e vivências práticas.

Logo em seguida me tornei coordenador da Academia Triathlon, através de um convite que recebi da Professora Kátia Costa, cujo proprietário era o Professor Rubens Eduardo Costa Soares (in memorian), que me gerou muitas oportunidades para treinar as equipes que academia patrocinava, treinando atletas de boxe, corredores de rua, triatletas, entre outros.

A partir de 1993 resolvi criar a minha própria empresa e venho desde então criando diversos projetos e academias, como a Academia Attitude Sport, o Personal Club, gerando uma visibilidade que me permitiu passar atuar como Personal Trainer de artistas como Ivete Sangalo por 12 anos, Bell Marques, Daniela Mercury, Vina Calmon, Tomate, Luciano Huck, entre outros.

Porém, jamais me distanciei do prazer de treinar atletas de alto rendimento, em diferentes esportes, o que permitiu ampliar minha área de atuação dentro do treinamento desportivo, conseguindo enxergar as diversas formas de treinamento e as diferentes necessidades competitivas.

Atuei como fisiologista no Esporte Clube Vitória em 1995, sendo campeão baiano da categoria profissional e campeão como preparador físico do Torneio Philips em Eindhoven – Holanda, na categoria sub 20. Atuei também como fisiologista no Esporte Clube Bahia em 2003 e a minha maior experiência internacional no Al Shabab al Arabi Club Dubai nos Emirados Árabes Unidos em 2007, sendo campeão da liga.

Trabalhei como preparador físico de Vôlei de Praia por 15 anos consecutivos, como a dupla mexicana “Sotelo e Ibarra”, que participaram da Olimpíada de Sidney 2000, tivemos êxito com a medalha de prata com a  dupla brasileira “Paulo Emílio e Luizão” nos Jogos Panamericanos de Santo Domingues na República Dominicana 2003 e fui Campeão Brasileiro em 1996, com a dupla “Paulão e Paulo Emílio”.

Venho também atuando como técnico de triathlon   desde 1989, iniciando com meu amigo Ricardo Trioschi Fernandes Guerra, onde participei da Comissão Técnica Brasileira no Campeonato Mundial de Triathlon em Muskoka- Canadá 1992 e Manchester – Inglaterra, 1993.

Fui eleito pela SUDESB  pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, como melhor Técnico de Triathlon em 2015 e 2016, com mais de 15 títulos como campeão baiano, com diferentes triatletas, entre eles Ricardo Trioschi, André Penna, José Mendes, Igor Costa, Maria Alice West, Sandra Midlej, Alessandra Silvestre e Tatiane Pereira.

Temos também o título de Bicampeão Brasileiro de Duathlon Terrestre com a triatleta Alessandra Silvestre.

Muito orgulho de ser o técnico de Maria Claudia Lyra e  Álvaro César, primeiros baianos a completarem o Ironman do Hawaii, além de Manoel Alberto Lopes, o primeiro baiano a completar o Ultraman do Hawaii.

Essa minha experiência no triathlon, me levou a presidência da Federação Baiana de Triathlon (FEBATRI) onde permaneci por 8 anos, o que me gerou uma grande experiência com eventos esportivos, onde passei a produzir diversas corridas, entre eles Meia Maratona Farol a Farol, Maratona de Salvador, Alpha Night Run, entre outras.

De 2014 para cá, me tornei Fisiologista e Preparador Físico do Paratleta Rene Pereira, 6º colocado no remo, categoria PR1 nas Olimpíadas do Rio 2016, campeão mundial de remo indoor em 2017 e já classificado para Tokyo 2020.

Passei atuar como consultor de atletas de diversas modalidades esportivas, como triathlon, corrida, remo, surf, tênis, stand up paddle, sendo Preparador Físico da Pentacampeã brasileira de Stand-up-Paddle, Babi Brazil.

Cada experiência vivida, foi me gerando o desejo de produzir uma plataforma que todos pudessem usufruir de um conteúdo além de embasado cientificamente, fosse de fácil compreensão e acesso, permitindo assim que todos nós juntos possamos transformar a Educação Física Brasileira e realizar resultados cada vez melhores e com muita qualidade.

Fico muito feliz em poder compartilhar para vocês, a minha experiência e o meu conhecimento acumulado em todos esses anos e espero assim, que seja capaz de proporcionar mudanças positivas na vida profissional de todos.

Abraços

MARCELO AFFONSO DE CARVALHO